quarta-feira, 15 de junho de 2011

Açúcar

Os açucar não é um vilão. Não torna as crianças hiperativas e não é a principal causa do aumento de peso. o açucar apenas faz parte da história das cáries dentárias. E se uma pessoa for bastante ativa fisicamente, pode até beneficiar-se das calorias suplementares que os alimentos açucarados lhe dão.
Ao contrário das frutas naturalmente doces, o açucar puro não fornece quaisquer nutrientes essenciais. O açucar torna-se um problema alimentar quando substitui regularmente os alimentos que contêm nutrientes vitais e quando consumido em excesso por pessoas com necessidades calóricas menores, como os idosos. Uma dieta abundante em açucar e pobre em cereais integrais ricos em fibras pode aumentar também o risco da diabetes.


O problema dos doces, é que muitos são ricos tanto em açucar como em gordura, e portanto, muito mais calorias. Ser moderado é a solução, pois carboidratos em excesso, assim como todas as calorias a mais, são armazenadas no organismo sob a forma de gordura. O que acaba gerando a obesidade.


Desde modo, sempre que possível tente saciar sua vontade de comer açucar como uma fruta fresca madura, que em geral possui um baixo teor de gordura e calorias, mas é rica em vitaminas e compostos vegetais saudáveis.


Muitas pessoas fazem bolos com melado, açucar mascavo ou mel, na crença de que são alternativas mais saudáveis do que o açucar refinado. Será? Quando você consome melado, que contém oligoelementos e vitaminas, você acaba que obtendo alguns nutrientes também.  O açucar mascavo, é simplismente açucar branco colorido com um pouco de melado ou açucar caramelizado. Mesmo o açucar não-refinado contém poucos nutrientes significativos. O mel apenas contém vestígios de vitaminas e mineirais e é, na realidade, uma fonte mais concentrada de calorias do que o açucar de mesa.
ATENÇÂO: Nunca dê mel puro a um bebê com menos de 1 ano como algumas mães, principalmente as de antigamente, que faziam com seus bebês, e nem utilize nos alimentos para os bebês ou para molhar a chupeta. O mel, contém esporos de bactérias que podem causar botulismo* nos bebês.

No geral, o organismo metaboliza o mel, o melado, o açucar mascavo e mesmo o açucar não refinado de forma bastante semelhante ao modo como metaboliza o açucar branco, convertendo todos em glicose.





*O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário