sábado, 18 de junho de 2011

Iogurtes


Tão nutritivo como o leite e possivelmente ainda mais saudável, o iogurte é o subproduto que se obtém quando lactobacilos vivos se deliciam com leite fresco. Estas "cultura vivas ativas" digerem parte do açúcar do leite (lactose), convertendo-o em ácido láctico.

O iogurte não é apenas saboroso, é fácil de digerir e rico em cálcio (um copo fornece um terço ou mais das necessidades diárias). É boa fonte de proteínas, zinco, riboflavina e vitamina b12 e, quando feito com leite enriquecido, contém vitaminas A e D.
Os dois principais nutrientes do iogurte são a proteína, necessária na construção e reparação de tecidos, e o cálcio, responsável pela formação e manutenção de dentes e ossos.

Os iogurtes, de maneira geral, colaboram para o bom funcionamento intestinal.

O aparelho digestório contém bactérias benéficas ao corpo que ajudam na digestão dos alimentos e são necessárias para produção de certas vitaminas.

As bactérias contidas no iogurte são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e os acidófilos não só produzem um ambiente que repele os fungos, mas também libertam uma substância química que impede o desenvolvimento de outros microorganismos.


Uma pitada de bom senso

Tomar um iogurte por dia contendo culturas vivas de L. acidophilus pode ajudar a prevenir as infecções vaginais por fungos. Vários estudos mostram que um dose diária de um iogurte durante seis meses reduziu as infecções recorrentes por fungos em 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário