sábado, 18 de junho de 2011

Soja

Cultivada em todo mundo, a soja é um alimento "milagroso", uma fonte de proteínas economica e rica em nutrientes. Os alimentos à base de soja são parte integrante de alimentação em muitos países asiáticos, e muitas pesquisas afirmam que isso explica em parte por que motivo os habitantes desses países apresentam muitas vezes taxas significativas mais baixas de doenças cardíacas e câncer de mama, próstata e cólon do que os do resto do mundo. A soja também pode proteger contra a osteoporose, pois contém estrogênios vegetais (isoflavonas), que inibem a perda da massa óssea.


A soja contém proteínas e estrogênios vegetais que protegem o coração e reforçam a resistência ao câncer. Por esse motivo ela é considerada um alimento nutracêutico. Isso quer dizer que, além de suas funções nutricionais básicas, apresenta efeitos metabólicos benéficos à saúde.


Os nutrientes da soja imitam as propriedades do hormônio estrogênio e podem aliviar os sintomas da menopausa, sobretudo os suores noturnos e as ondas de calor.


A soja deve ser incluída na alimentação não somente pelas possíveis vantagens que ela pode nos trazer mas, principalmente, pelo fato de ser mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes e que contribuirá para a diversificação da sua refeição diária contribuindo a melhora da sua saúde.

Com tantos benefícios para a saúde, a soja merece um lugar na sua lista de compras. Pode ser encontrada à venda em muitos estabelecimentos, sob a forma de brotos, leite de soja, pó de proteína de soja, missô, tofu, farinha de soja, óleo de soja, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário